Ao refletirmos sobre esse novo cenário de sistema de ensino da educação brasileiro e da necessidade de formar cidadãos para lidar com uma sociedade em que predomina a globalização nós enquanto educadoras temos que ter consciência de que vivemos um paradoxo educacional, onde o fracasso e ao mesmo tempo o sucesso no que se refere ao processo ensino aprendizagem caminham lado a lado, na tentativa de se realizar uma educação baseada em um grande número de informações possíveis, que atendam as exigências da chamada sociedade do conhecimento.
De acordo com as considerações feitas por “Juan Ignácio Pozo”, o sistema educacional deve ser ampliado de maneira que o ensino dentro do ambiente escolar vise uma aprendizagem do conhecimento informal. Para tanto, é necessário nós enquanto profissionais da educação devemos adotar uma postura de professor e aprendiz, para que possamos desenvolver nosso trabalho dentro de uma perspectiva cognitiva e social, a fim deformarmos cidadãos com maior flexibilidade, autonomia, para que eles possam enfrentar novas e imprevisíveis categorias de aprendizagem. Nesse sentido, podemos dizer que vivemos uma pluralidade de perspectivas, tais como a realidade das teorias, a existências das diversas interpretações de toda informação, para que haja a partir desta a construção de um saber próprio.
Então, é de suma importância esclarecer que a escola não é vista mais como a principal fonte de conhecimento devido a transformação social e o grande avanço tecnológico. Dessa forma, o que podemos presenciar no âmbito do cenário da educação brasileira são indivíduos que carregam uma enorme bagagem de conhecimentos, mais por outro lado vive uma grande incerteza intelectual e pessoal. Enfim é válido mencionar que a transformação tanto do professor como do aluno requer alterações que se encontra profundamente enraizados em diversos teóricos no que se refere a questão do processo ensino-aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário